NOTÍCIAS

Renato Paço um "sintrense de gema" no top mundial

Renato Paço

 

Renato Paço será uma das figuras de proa do bodyboard nacional no Sintra Portugal Pro 2013. O bodyboarder português com melhor classificação de sempre no Circuito Mundial de Drop Knee da IBA, com um quinto lugar em 2009, é também um local da Praia Grande e um autoproclamado "sintrense de gema" que cresceu junto às ondas da Praia Grande.

 

"As minhas primeiras memórias remontam ao final dos anos 80, quando se realizavam na Praia Grande as etapas do Mundial de surf. O Mark Occhiluppo ou o Nick Wood paravam muito aqui e eu, que era um puto da praia acabei por ser uma espécie de mascote deles", recorda o atleta apoiado pela empresa alemã Hormann.

 

Renato assume que as suas maiores influências foram surfistas e não bodyboarders, e nomes como André Pedroso, João de Macedo e Pedro Caldas, entre outros.

 

"Sabia que queria ir para a água e acabou por se proporcionar fazê-lo com uma prancha de bodyboard. Mas como a minha influência vinha do surf e de 'big riders' da Praia Grande, acabei por enveredar pelo Drop Knee, que tem mais a ver com o surf", explica.

 

Saltando para o Sintra Portugal Pro de 2013, as expectativas de Renato são conservadoras:

 

"É uma prova imprevisível. O nível é elevadíssimo e tudo pode acontecer. Tenho como referências neste evento o sul-africano Sacha Specker, o peruano Cesár Bauer e o haviano Dave Hubbard. Mas da mesma forma que nunca esperava chegar ao quinto lugar do top mundial em 2009, também sei que tudo pode acontecer aqui."

 

De resto, o envolvimento de Renato na vida da Praia Grande e do concelho de Sintra tem outras ramificações, como o apoio ao candidato do PSD para a Câmara Municipal de Sintra, Pedro Pinto, algo que Renato defende com convicção:

 

"É um grande prazer que, como sintrense que sou, apoio Pedro Pinto à Câmara Municipal. Tem sido um apoio importante na minha actividade e é alguém em quem acredito para ajudar a causa do surf e bodyboard como actividades dinamizadoras do concelho."